Nômade Digital em Portugal?!
Quem não ama viajar, não é verdade? Agora imagine viver viajando, ou melhor, viajar para viver como um estilo de vida! Interessante? Esse é o chamado nômade digital!
Mas afinal, o que é ser um nômade digital e como fazer disso uma profissão em Portugal?
Nos últimos tempos, principalmente com a pandemia, muita coisa mudou e uma delas foi o modo como trabalhamos.
O que é ser um nômade digital?
Um nômade, segundo o Priberam, é alguém que muda de local de fixação ou que não tem residência fixa, ou seja, refere-se à mudança constante de locais sem moradia fixa. Digital é um conceito que se origina dos sistemas digitais.
O conceito de nômade digital signifia que a pessoa não precisa estar sempre no mesmo lugar para fazer o seu trabalho e ganhar o seu dinheiro. Ela se torna geograficamente independente. São trabalhadores remotos que aproveitam a flexibilidade para viajar pelo mundo, já que apenas precisam de um computador e estarem conectados à Internet.
Assim são pessoas que optam por um estilo de vida itinerante, na qual exercem sua profissão em diferentes lugares por meio da internet e outras ferramentas tecnológicas.
O nômade digital surge como uma tendência e a sua existência é uma consequência da globalização. Nesse sentido, muitos optam por unir o trabalho e o lazer, conhecer diferentes culturas e lugares e se desprender do escritório convencional.
Bleisure, o que é?
A combinação entre o trabalho e o lazer também é uma tendência que tem surgido com o termo “Bleisure” (união das palavras do inglês “business” + “leisure”). Em outras palavras, vem adicionar um toque de relaxamento nas viagens corporativas, com a adição de algumas atividades e passeios turísticos na viagem que é maioritariamente destinada ao negócio.
Mas, voltando a falar dos nômades digitais…
Nômades digitais são trabalhadores remotos que aproveitam a flexibilidade para viajar pelo mundo enquanto trabalham.
Digital Nomads Madeira Islands
Em Portugal a Ilha da Madeira, lança um projeto-piloto em parceria com a Startup Madeira e o governo regional na criação da Digital Nomad Village na Ponta do Sol. Desse modo, a Ilha se torna uma referência no nomadismo digital e tem como objetivo preparar, promover e criar uma comunidade única para atrair nômades digitais de todo o mundo para a Madeira e Porto Santo, com o seguinte perfil nômade:
Perfil Nômade da Nomad Village
- Pessoas com idade dos 18 aos 80 anos;
- Estadia: de 1 a 3 meses
- Trabalhos:
- Empreendedores
- Developers
- Designers Gráficos
- Gerentes de projetos
- Advogados
- Ong’s
- Escritores
- Consultores
E muito mais é a proposta do projeto que já está em desenvolvimento na Ilha, onde os nômades digitais estão convidados para trabalhar a partir da Nomad Village em Ponta do Sol, bem como nas outras localizações, como: Calheta, Funchal, Porto Santo, Porto Moniz, Santa Cruz, Santana, etc… e ser um nômade digital em Portugal, especificamente na Ilha da Madeira.
Uma das propostas do projeto implementado na Ponta do Sol, é os nômades digitais terem acesso a um espaço de co-working gratuito, acesso a uma lista de alojamentos locais como apoio na escolha, lista de outros locais para trabalho, bem como eventos exclusivos como atividades de esporte e o acesso à comunidade e o contato com a população local. Todavia, o período mínimo de permanência será de 1 mês, podendo chegar até os 6 meses.
Aqui no blog você ainda encontra informações sobre quais as regras para entrar em Portugal neste momento e se tiver interesse em investir na área do turismo no país.