Braga, Portugal: o Melhor Destino Europeu de 2021

Braga Melhor Destino Europeu 2021

BRAGA, em Portugal, foi considerada o melhor destino europeu deste ano, 2021!

A antiga cidade romana Bracara Augusta, fundada no ano 16 a.C em homenagem ao imperador César Augusto, está localizada no Minho, região Norte de Portugal.

É capital do distrito de Braga é igualmente considerada a cidade portuguesa mais antiga do país e uma das mais antigas cidades cristãs do mundo.

Quando e como Braga foi eleita o melhor destino europeu?

Em fevereiro deste ano, Braga, em Portugal, foi eleita pelos viajantes, com mais de 100 mil votos, como resultado foi classificada como o Melhor Destino Europeu para visitar em 2021.

A European Best Destinations é uma organização que promove a cultura e o turismo na Europa para milhões de turistas, bem como para profissionais das redes sociais.

Entre os 20 destinos que foram à votação para ganhar o precioso título, Braga ficou em primeiro lugar. Com mais de 31 mil votos à frente de Roma, incluindo até 1 voto do Vaticano à cidade portuguesa bracarense.

Nesta edição a Roma Portuguesa foi eleita como o destino preferido dos viajantes brasileiros. Da mesma forma Paris e Florence no top 3, seguido pelas Ilhas Canárias e a Capadócia.

Entrevista com o Turismo do Porto e Norte de Portugal sobre Braga ser o melhor destino europeu 2021

Como resultado dessa gloriosa conquista para Portugal, sobretudo para o Norte do país, não poderia deixar faltar aqui uma palavrinha por parte dos representantes do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Então, fiz uma entrevista com o Coordenador do Gabinete de Estudos e Projetos do TPNP, Paulo Carrança, a fim de descobrir o que representa para a entidade Braga receber o título de melhor destino Europeu 2021.

Assim, a seguir deixo algumas notas da nossa agradável conversa e daquilo que me foi transmitido sobre Braga em Portugal, ser o melhor destino europeu de 2021.

Começamos a afirmar destinos do Norte de Portugal…

Paulo Carrança, TPNP

Portugal tem 4 principais grandes centros turísticos: Algarve, Lisboa, Ilha da Madeira e o Porto, contudo apenas este último está localizado no norte do país.

Receber esse reconhecimento significa que começamos a afirmar cidades do norte do país. Cidades como Braga e Guimarães (que ficam cerca de 24 km de distância uma da outra) são destinos patrimoniais e culturais. Mas a componente cultural é sobretudo muito maior que a patrimonial.

Igualmente como um destino de City Break é de referir que o conjunto de elementos turísticos da cidade e as diversas variedades de hotéis até hotel de 5 estrelas, leva ao reconhecimento por parte dos consumidores e dos operadores turísticos.

Se olharmos para aquilo que tem sido o crescimento de Braga, apesar de toda a situação pandémica devido ao Covid-19, ainda assim a cidade representou o 3º lugar com o número de mais dormidas na região norte.

Por outro lado, devido a um somatório de diversas circunstâncias, a própria evolução da cidade no setor tecnológico, a criação de mais empresas. A Universidade do Minho com um dos melhores departamentos de arquitetura do país e da Península Ibérica, a comunicação com os mercados externos e de várias estratégias, tem permitido posicionar-se como um destino no mapa.

Braga, Portugal, a cidade dos acerbispos

Em complemento a isso, Braga é um destino religioso sendo também conhecida como a “cidade dos arcebispos”. A celebração da Semana Santa realizada na cidade é considerada a maior festa de Páscoa do país. Além disso está associada ao próprio investimento que Braga tem tido como destino religioso.

Além das inúmeras igrejas, catedrais e festividades religiosas, na época natalícia, na localidade de Priscos, é feita a realização do Presépio ao Vivo de Priscos, um evento que é considerado a maior encenação ao vivo da cena da natalidade bíblica na Europa. Conta com cerca de 90 cenários e mais de 600 pessoas como figurantes. Sem dúvida é o presépio mais diferenciado que existe, uma das razões por Braga, em Portugal, ser eleita o melhor destino europeu em 2021.

Braga se afirma cada vez mais com a busca pelo novo turismo.

Com uma identidade cultural diferente do turismo de sol e mar, muito procurado pelos turistas em Portugal.

Paulo Carrança, TPNP

Por que Roma Portuguesa?

Considerada a Capital do Barroco com numerosos monumentos de rica talha esculpida, a cidade possui um património histórico e arqueológico significativo para a sua dimensão.

Braga também é identificada como um dos destinos de eleição no segmento do turismo religioso. Em primeiro lugar pelas celebrações com expoente máximo na Semana Santa e em segundo lugar pelo seu vasto património religioso e edificado.

À semelhança de Roma as igrejas abundam no centro histórico e a cidade emerge como um local que cruza a arte e o sagrado em todas as suas manifestações.

Do mesmo modo, o nome Roma Portuguesa deve-se da grande ligação com a herança católica e do país, como também pela via de Bracara Augusta, uma via importante interligando com a vizinha Galiza e os Caminhos de Santiago, com vestígios completos e complexos da vida romana, que permitiu explorar essa vertente e além de manter a tradição, desenvolver um programa de promoção dos eventos religiosos.

As 3 principais igrejas para conhecer em Braga, Portugal:

  • Sé Catedral ou Sé de Braga, considerada a mais imponente, exibe vários estilos do romano ao barroco. Sua principal função é ser um local de culto.
  • Santuário do Bom Jesus do Monte, declarado Património Mundial pela UNESCO em 2019. É considerado um dos mais majestosos conjuntos monumentais construídos na Europa, onde predomina a arquitetura religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Tornou-se o maior centro de peregrinação em Portugal, no século XIX.
  • Santuário do Sameiro, com uma vista panorâmica sobre a cidade, inspira serenidade, paz devoção e tranquilidade de espírito. É o segundo santuário mariano de Portugal.
Sé de Braga, Portugal
Sé de Braga – Braga, Portugal

Braga tem a expectativa de ser a Capital Europeia da Cultura e o Turismo do Porto e Norte também gostaria que fosse um município da região.

Paulo Carrança, TPNP

#Dica! O que o turista brasileiro não pode deixar de comer em Braga:

Por outro lado, além de toda a parte religiosa, cultural e arquitetónica, Braga tem uma gastronomia riquíssima, deliciosa e variada! De acordo com Paulo Carrança, o turista brasileiro que visita a cidade tem quase que por obrigação experimentar 3 aspectos essenciais da gastronomia bracarense:

  • Bacalhau à Braga ou à Narcisa
  • Frigideiras
  • Pudim Abade de Prisco

Do mesmo modo, em especial, ir conhecer e experimentar as frigideiras do Cantinho das Frigideiras, uma casa com herança romana, que está localizada num local onde foi feita a remodelação do espaço e durante as obras conseguiram descobrir vestígios romanos, como ainda existem muitos vestígios romanos na cidade de Braga.

Frigideira Mista do Restaurante Frigideiras do Cantinho

Sugestão de hotéis com 3 categorias diferentes a escolha para dormir em Braga:

5 estrelas: Meliã Braga Hotel e SPA

4 estrelas: Hotel do Elevador, Hotel do Templo, Hotel do Parque, localizados no Monte do Bom Jesus

3 estrelas: Hotel do Lago, no Monte do Bom Jesus e Hotel João Paulo II localizado no Santuário do Sameiro.

One Reply to “Braga, Portugal: o Melhor Destino Europeu de 2021”

  1. […] é reconhecido por ter uma beleza paisagística, patrimônio aqruitetônico, diferentes cidades com estilo europeu e a gastronomia riquíssima além de deliciosa, sem falar nos mais variados […]

Deixe um comentário