Viagem Musical Viana D’Arcus: Uma Experiência Cultura em Viana do Castelo

Viagem Musical Viana D'Arcus

No sábado passado (20/11), participei de um programa turístico em Viana do Castelo, com experiência cultural que uniu a arquitetura e a história da arte com uma viagem musical pelo quarteto de cordas Viana D’Arcus.

Nessa experiência cultural, conheci alguns dos principais pontos turísticos da cidade de Viana do Castelo, bem como tive oportunidade de ouvir belíssimas composições musicais tocadas pelo quarteto de cordas Viana D’Arcus

Antes de tudo, quero dizer aqui que todo o percurso foi muito bem guiado pelo Nuno Robani, da Viv’Experiência, que mostrou a importância histórica, cultural e arquitetônica de cada ponto turístico que passamos, para um completa viagem musical e cultural em Viana.

Percurso do Programa Cultural – Viagem Musical Viana D’Arcus

O local de encontro e o início do programa foi no Largo Campo da Agonia e do Castelo de Santiago da Barra. Lá o guia explicou a importância desse local e mostrou os tanques que as mulheres lavavam roupa e os varais para estender a roupa. Da mesma forma à época, o mais incrível é que ainda hoje em pleno século XXI, em pleno o meio urbano, ainda fazem isso. 

Logo depois, passando pela Ribeira, entramos na Rua Frei Bartolomeu dos Mártires, em direção ao Convento de São Domingos. Nessa rua e junto ao convento, o guia contou a história do importante Arcebispo Frei Bartolomeu dos Mártires e além disso mostrou detalhes da arquitetura do Convento.

Hallelujah de Handle e As Quatro Estações de Vivaldi

Em seguida entramos na Igreja de São Domingos, onde tivemos nossa primeira experiência musical com músicas clássicas, como o Aleluia de Handel, que tanto gosto que até tocou no meu casamento (apenas uma nota ;D)

Depois que deixamos a Igreja, fomos em direção ao Museu de Artes Decorativas. Lá conhecemos o solar como uma verdadeira obra edificada, o mobiliário e as pinturas estampadas nos azulejos, bem como tivemos outro momento musical com as composições de Vivaldi, particularmente, as quatro estações, que muito me encantou!

Saindo do Museu, seguimos pela Rua Manuel Espregueira em direção ao Museu do Traje. Localizado em pleno centro histórico, eu já conhecia este museu, mas lá tive a oportunidade de rever os pelos trajes vianeses. Ou seja, a roupa típica que as mulheres da região usavam para cada ocasião, como o vestido de noiva que tradicionalmente era preto.

Ali também tivemos mais uma atuação do quarteto de cordas, com músicas mais contemporâneas e típicas cantigas da região, como “Havemos de ir à Viana”.

Em seguida, fomos em direção à Praça da Erva e descemos pelas ruelas do centro histórico à Avenida dos Combatentes, principal avenida do centro de Viana. Enquanto descíamos pelas ruelas, passamos pela Rua da Amália, onde o nosso guia disse que antigamente tinha uma sinagoga judaica.

Último Ponto Turístico

Por fim, chegamos ao último ponto turístico do programa o Navio Gil Eannes.

Fizemos uma breve visita ao interior do Navio (fica prometido que depois volto e faço uma visita detalhada) e conhecemos a Casa do Leme, alguns camarotes e enfermarias do Navio Hospital.

Terminamos a visita na sala de reuniões com o quarteto já a nossa espera para finalizar com mais três encantadoras músicas para ouvirmos.

E ainda, para a nossa surpresa e a experiência musical cultural ficar completa tivemos um verde de honra para confortar também o nosso estômago.

Toda a experiência foi incrível! Quem viu os meus stories pôde acompanhar comigo, quem não viu não se preocupe, ainda dá tempo. É só correr lá nos destaques do Instagram e rever todo o programa cultural!

One Reply to “Viagem Musical Viana D’Arcus: Uma Experiência Cultura em Viana do Castelo”

  1. […] aí, ficou com água na boca? Quando vier à Viana do Castelo não se esqueça de […]

Deixe um comentário