A Torta de Viana, além de deliciosa é uma receita tradicional de Viana do Castelo, foi certificada como uma marca nacional que pertence ao Município de Viana do Castelo e registrada pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).
A certificação nacional como doce original de Viana do Castelo surgiu da necessidade de preservar e promover uma especialidade da confeitaria tradicional da região associado ao nome da cidade de Viana do Castelo. A receita original existe desde o século XVI, e também é conhecida como Torta Real, um doce importante que era apenas preparado para ocasiões especiais.
Conta a história que a receita da Torta de Viana, um doce tradicionalmente feito à base de creme de ovo, farinha e açúcar, terá sido proveniente do Convento de Santa Clara, em 1505, pelas mãos de duas freiras consideradas excelentes artistas confeiteiras.
O Convento, localizado no centro de Viana do Castelo, ainda existe, mas funciona hoje como um lar para idosos chamado Edifício da Congregação da Caridade e qualquer pessoa que passar por ele, consegue ver a sua imponência de construção de raiz gótica, com a fachada da igreja em estilo barroco-joanino e a torre em estilo manuelino.

Receita Torta de Viana
Ingredientes para a massa:
- 170 gr de farinha
- 8 ovos
- 200 gr de açúcar
- Raspa de 1 laranja
- 1 colher de café de fermento
- Manteiga para untar
- Canela para decorar
- Açúcar em pó para polvilhar
Recheio:
- 5 gemas
- 150 gr de açúcar
Modo de Preparo:
- Bata os ovos e o açúcar até ficar uma massa homogénea e esbranquiçada.
- De seguida, adicione a farinha, o fermento e a raspa de laranja. Envolva com a ajuda de uma colher.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC e forre um tabuleiro com papel vegetal, unte com manteiga e coloque a massa, esticando para ficar lisa na superfície.
- Leve ao forno cerca de 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o recheio:
- Bata as gemas com 5 colheres de sopa de água e acrescente o açúcar.
- Coloque o creme numa panela em fogo brando, mexendo sempre até engrossar.
- Depois de pronto coloque num recipiente para esfriar o creme.
- Quando a massa estiver assada, abra um pano de prato limpo ou papel vegetal e polvilhe com bastante açúcar.
- Desenforme o tabuleiro sobre o pano e espalhe o recheio por cima.
- Enrole a torta com a ajuda do pano e finalize polvilhando com mais açúcar.

Onde comer (ou comprar) em Viana do Castelo a Torta de Viana
No site da Câmara Municipal de Viana do Castelo (prefeitura da cidade) tem uma lista das principais confeitarias da cidade através de um Roteiro da Doçaria Tradicional, que se destina a servir todos aqueles que não dispensam uma visita às pastelarias/confeitarias típicas da cidade.
Além da Torta de Viana, nessas confeitarias poderá encontrar outras especialidades de cada uma delas também. Como, as famosas Bolas de Berlim do Manel Natário; os Jesuítas da Pastelaria Dantas; a variedade de bolinhos da Confeitaria a Brasileira; e muitos outros locais.
Dessa lista, deixo aqui a sugestão de 5 pastelarias que mais gosto da cidade. 4 delas ficam na parte central de Viana e a outra fica a cerca de 2 km, 5 minutos de carro.

As 5 melhores confeitarias para conhecer em Viana do Castelo
Onde estão as bolas de Berlim mais famosas do país.
E eu, particularmente, acho delicioso o croissant com creme, presunto (fiambre) e queijo limiano. Vale a pena experimentar!
Um dos melhores bolo rei que já comi e os biscoitos de massapão.
Conhecida por ter os melhores Jesuítas da cidade.
Além dos variados e deliciosos bolinhos, tem como especialidade os sidónios, considerados uma iguaria criada há mais de 100 anos pela própria confeitaria.
Famosa por apresentar uma variedade de bolos e diversas especialidades de pães, com grande qualidade.
E aí, ficou com água na boca? Quando vier à Viana do Castelo não se esqueça de experimentar!