Quer saber o que significa um Verde de Honra? Neste #DescubraMais vou contar o significado dela aqui em Portugal e em quais ocasiões ele é usado.
Verde de Honra é uma expressão tipicamente usada em Portugal, sobretudo na região Norte, para significar a realização de uma confraternização em que a principal bebida servida é o Vinho Verde.
Também, nesse tipo de confraternização, os principais pratos que acompanham o vinho são salgadinhos típicos da região, como os folhados de carne, misto, de frango, empadas, pastéis de bacalhau, chamuças e entre outros.
Também podem ser servidos bolinhos doces, típicos da pastelaria regional, mas o que predomina mesmo são os salgados acompanhados do vinho verde branco.
O que é o Vinho Verde?
O vinho verde é considerado único no mundo e originalmente da região noroeste de Portugal, onde é produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) revela que o Vinho Verde é produzido somente a partes das castas nativas da região. Desta forma, preserva as suas características típicas de aromas e sabores distintos a nível mundial.
A região dos Vinhos Verdes é também conhecida por ter diferentes estilos e perfis de vinhos: leves e frescos, mas também complexos, estruturados e minerais. Que neste caso, eu diria que o primeiro estilo seria dos vinhos brancos e os segundos dos tintos.
Mas então, por que vinho verde se ele também pode ser tinto?

Qual a diferença entre Vinho Verde Tinto e Branco?
O nome Vinho Verde está ligado à cor predominante da região em que se produz, que é caracterizada por ter uma vegetação bastante verde e não propriamente com a cor da uva ou do vinho.
Na vasta extensão do noroeste de Portugal, uma manta de vegetação exuberante estende-se pelos picos escarpados das montanhas, cobrindo os vales interiores à medida que avança até ao mar.
vinhoverde.pt
Principais castas brancas – Vinho Verde
Alvarinho, Arinto (Pedernã), Avesso, Azal, Loureiro e Trajadura.
Principais castas tintas – Vinho Verde
Alvarelhão, Amaral, Borraçal, Espadeiro, Padeiro, Pedral, Rabo de Anho e Vinhão.
Tipos de vinho verde branco
Particularmente, aprecio muito o vinho verde branco, pelo fato de o tinto apresentar um sabor mais ácido e o branco um sabor mais frutado, uma vez que sou apreciadora de vinhos mais suaves e doces.
Gosto bastante das castas Alvarinho, Loureiro e Trajadura, mas a mais famosa é a Alvarinho.
Das marcas de Vinho Verde branco, as que mais gosto são:
- Quinta do Regueiro Alvarinho (casta alvarinho)
- Alvarinho Muralhas (casta alvarinho)
- Alvarinho Deu-la-deu (casta alvarinho)
- Adega Ponte de Lima – Adamado
- Adega Ponte de Lima – Vinho Verde Loureiro (casta loureiro)
- Casal Garcia – vinho branco, rosé ou sangria (castas Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal)
Além de ser delicioso, o vinho verde, único no mundo, é um excelente motivo para descobrir a região em que está localizado, o Norte de Portugal!
Se quiser conhecer um pouco mais dessa região, deixo aqui um outro artigo meu sobre Braga e outro sobre Viana do Castelo.
Agora me conta aqui nos comentários, você já sabia o significava Verde de Honra?
Até a próxima! 😉
[…] #DescubraMais – O que é um Verde de Honra? […]
[…] melhor do que um bom vinho para beber em todas as ocasiões não é mesmo? Descubra mais sobre o Vinho Verde e qual a diferença entre o branco e o […]