Um novo ano já começou e se você for como eu, já estou pensando na próxima viagem! Mas, como podemos poupar dinheiro durante o ano para viajar nas férias?! Pois bem.. vou dar aqui algumas dicas que tem funcionado comigo e que você pode adaptar para você também!
Na minha opinião, a melhor forma de poupar mensalmente para realizar uma viagem é, em primeiro lugar, saber qual é o orçamento mensal que tenho disponível. Ou seja, minhas receitas e despesas.
Em relação às receitas, costumo somar tudo aquilo que ganho mensalmente, como: o salário; um extra; um presente em valor numerário; e entre outros.
Nas despesas, somo tudo aquilo que prevejo gastar naquele mês e quando on mês termina, faço também a soma de tudo que gastei para ver se coincidiu com a previsão que tinha feito.
Regra de ouro para conseguir economizar: 1º poupar e 2º gastar
Uma das regras que aprendi, já há alguns anos, quando recebo o salário e que gosto de aplicar na minha vida mensalmente é: 1º poupar e 2º gastar.
Poupar antes de gastar é muito importante para conseguir alcançar objetivos financeiros que se deseja. Por isso, sugiro ter essa ação como uma regra, mesmo que seja em menores valores. Se você não faz isso, no início pode parecer difícil, mas quando você ver que está conseguindo poupar vai ficar bastante feliz e até vai passar a ser mais fácil.
Os gastos envolvem primeiro pagar as contas obrigatórias (água, luz, aluguel, etc), as compras de supermercado e depois os gastos necessários para cada mês.
Outra possibilidade é também criar um desafio mensal e tentar alcançar. Mas se por acaso em algum mês não conseguir, não desista.. continue tentando! Desde que as falhas mensais não sejam uma constante está tudo certo, imprevistos podem acontecer.
Como saber o quanto economizar mensalmente para viajar?
Para saber o quanto economizar mensalmente para a viagem, primeiro é necessário calcular todas as despesas que tem mensalmente e subtrair pelo que recebe.
Eu gosto de dividir as despesas e designar dois tipos: obrigatórias e necessárias.
Nas que chamo necessárias, você pode analisar se elas realmente são necessárias naquele mês, ou se podem ficar para o próximo, ou mais para frente, como por exemplo: comprar uma roupa; ir a um restaurante; comprar outra coisa qualquer.
Você pode se perguntar: eu realmente preciso disto? Vai prejudicar meu orçamento? Posso deixar para comprar depois? E tomar a decisão de acordo com o que for mais correto no momento.
Por outro lado, despesa necessária também pode ser algo que não estava previsto, mas que tem que ser, como comprar um remédio, ir à uma consulta médica, por exemplo, e entre outras.
Se fugir um pouco do orçamento naquele mês, não se desanime, tente ver em que pode economizar no mês seguinte para repor.

Dica de como economizar dinheiro para fazer uma viagem
Depois de calcular todas as despesas mensais e que são as mais correntes, entre obrigatórias e necessárias, é hora de ver o quanto sobra. Esse valor é o que será posto de parte logo ao início.
Se não sobrar nada, reveja as suas despesas e veja o que pode ser retirado ou ajustado.
Passos para saber o quanto guardar para viajar:
- Calcular o valor do que ganho mensalmente (x)
- Calcular o valor do que gasto mensalmente (y)
- Subtrair os dois valores e ver o que sobra (z)
- O valor que sobrar é o que será economizado.
(X – Y) = Z
X = meu salário
Y = minhas despesas mensais
Z = valor que sobra
Agora sim, depois de ter um valor mensal definido para poupar durante o ano para viajar nas férias é a hora de planejar a viagem.
No entanto, verdadeiramente não existe uma quantia exata indicada de quanto guardar mensalmente para fazer uma viagem. Tudo depende do destino e do custo que a viagem terá.
Mas, se a sua intenção é primeiro economizar dinheiro para depois fazer uma viagem nas férias, no meu artigo “6 passos para organizar uma viagem com um orçamento pré-definido” aqui no blog eu explico as etapas que considero importantes para organizar uma viagem com um orçamento pré-definido.
[…] de ter lido o meu artigo anterior sobre “como poupar dinheiro durante o ano para viajar nas férias” você pôde ver as minhas dicas para saber quais são as etapas necessárias para economizar […]